quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cross Stitch - Ponto Cruz (17)

   A Origem do Ponto Cruz

O ponto de cruz vem de épocas muito antigas. Desde a Idade Média até nossos dias, seu prestígio nunca diminuiu. Ao contrário : quanto mais a moda se tornava exigente, impondo com graciosa "tirania" novos requisitos de elegância e de refinamento, tanto mais o gosto por esse simples bordado se afirmava. 
Em outros tempos, o ponto de cruz foi também para muitas mulheres a única escola que lhes permitiu aprender, junto com a técnica dessa delicada arte, as letras do alfabeto : prova disso são os mostruários - chamados de samplers nos países de língua inglesa e, na França, de marquoirs ( de point de marque, outra maneira de definir o ponto de cruz).
Esses pequenos recortes de tecido são o exemplo do que cada uma dessas mulheres era capaz de fazer; e é por isso que, entre iniciais, bordas floridas e motivos ingênuos, aparece também a assinatura de quem realizou a peça, a data e, com frequência, também a idade da bordadeira.
Nos Estados Unidos, onde o ponto de cruz havia sido introduzido no século XIX, os motivos decorativos europeus ganharam nova inspiração com o acréscimo de modelos folclóricos do novo mundo, tornando os trabalhos adaptados a todos os estilos e mobílias.
Flores, estilizadas ou minuciosamente copiadas da natureza, animais ou paisagens, letras em diversos caracteres, mescladas com flores ou entrelaçadas - as possibilidades de enriquecer a casa e dar livre curso à criatividade são infinitas. E são também ocasiões para valorizar nossa habilidade manual.
A técnica para trabalhar o ponto de cruz é simples e proporciona uma atividade relaxante, que não sobrecarrega a mente. Enquanto se trabalha, pode-se ouvir música, conversar. É possível até interromper o trabalho e retomá-lo depois de meses, com o mesmo prazer. 
É só experimentar.



"A foto é de um sampler bordado pela minha bisavó no ano de 1903."

3 comentários:

  1. Oi *-*
    Eu amei o seu blog, muito lindo!
    Estou seguindo com certeza!
    Ah, esse é o meu blog, passa lá flor!
    http://katrynnachacon.blogspot.com/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Oi *-*
    Eu amei o seu blog, muito lindo!
    Estou seguindo com certeza!
    Ah, esse é o meu blog, passa lá flor!
    http://katrynnachacon.blogspot.com/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estava eu verificando alguns detalhes no hiperassuntos.com , e me deparei com o texto acima que me chamou a atenção. Li e o marquei como interessante apesar de no inicio parecer um tanto feminino,mas a matéria acaba se mostrando mesmo bem informativa e surpreendentemente histórica.Gostei muito Esther!!!!

    ResponderExcluir

Oi! Obrigado por seu comentário! Em breve responderei aqui nesse espaço. Continue acompanhando as novidades do Blog "Devaneios da Esther". Beijos!